Dizem que a cozinha é o coração de uma casa e, de facto, é uma das divisões onde passamos mais tempo e registamos alguns dos melhores momentos em família. Mas a maior utilização é também acompanhada de maior desgaste se pensarmos em todas as atividades que são realizadas.
Como tal, escolher um material resistente e durável, especialmente na bancada, é uma das maiores questões que devem ser tidas em consideração quando se pensa na construção de uma cozinha.
De seguida, são apresentados alguns dos materiais mais adequados para as bancadas:
Pedra natural
Especialmente apreciadas por serem robustas, e como tal, convenientes para uma utilização prolongada e intensa.
As escolhas mais comuns passam por granito e mármore e proporcionam uma grande robustez à cozinha.
Corian
Este é um tipo de bancada composta por 2/3 de minerais naturais e 1/3 de acrílico e pigmentos. Sendo um material artificial, estas bancadas são muito populares por poderem ser facilmente moldadas. Além disso a sua superfície é lisa e resistente, oferendo ainda uma grande panóplia de cores, o que confere uma estética singular às cozinhas.
Quartzo
Durável e resistente contra arranhões e embates, as bancadas de quartzo são de fácil manutenção e limpeza. Ainda assim, este tipo de bancadas exige um cuidado exigente, na medida em que podem ser afetadas por materiais altamente ácidos e produtos químicos.
Madeira maciça
Ligadas a um estilo mais rural, as bancadas de madeira maciça são robustas, práticas e naturais. Além disso são bastante duráveis, resistem a impactos e altas temperaturas e conferem um caráter estético diferenciado em qualquer cozinha.
Porcelânico
Esta trata-se de uma escolha que se tem popularizado pela vantagem que apresenta em termos de custo-benefício. O porcelânico consegue suportar altas temperaturas e oferece uma grande variedade estética, ajustado-se a diferentes gostos e estilos.
Na escolha do material estão ainda fatores como custo de investimento ou gosto pessoal. Para um aconselhamento personalizado, contacte-nos!